Os animais que viviam na floresta decidiram que havia chegado a hora de abrir uma escola para seus filhotes.
A gerência responsável pela abertura da escola publicou um anúncio no jornal local, em que se lia:
PRECISA-SE DE PROFESSORES PARA A NOVA ESCOLA.
ENTREVISTAS NA SEGUNDA-FEIRA DE MANHÃ.
SÓ DEVEM CANDIDATAR-SE AQUELES COM AS QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A FUNÇÃO.
Na manhã de segunda-feira, havia uma fila de candidatos a professores fora da sala de entrevistas.
A primeira candidata era uma pardaloca.
- Você canta? Tem experiência como cantora? - perguntaram.
- Ah, sim, eu canto bem. Canto desde que nasci - respondeu ela.
E se pôs a cantar uma canção melodiosa e delicada, mas foi interrompida por um membro do comitê.
- Queremos é saber onde você estudou, e que certificados e diplomas possui.
- Sei cantar, mas não tenho certificados nem diplomas - disse a pardaloca.
- Nesse caso, não podemos empregá-la - respondeu a gerência bruscamente.
Não nos interessam profissionais desqualificados.
O segundo candidato era um golfinho.
- Gostaria de ser contratado como professor de natação - disse ele.
- Onde você aprendeu a nadar? Você provavelmente tem um diploma de alguma escola de natação? - perguntou o comitê.
- Sinto muito - disse o golfinho - sou um exímio nadador e um professor delicado e gentil, mas não tenho habilitação.
O comitê o dispensou sem mais demora.
Um por um, o resto dos candidatos submeteu-se à entrevista.
As abelhas disseram:
- Gostaríamos de candidatarmo-nos a empregos no departamento de arte da sua escola. Nossas colméias são um prodígio de formas intricadas e fino acabamento. Somos pacientes e trabalhadoras.
Mas, ao saber que não possuiam certificados, o comitê as dispensou.
Um cervo candidatou-se para dar aulas de corrida;
um macaco para professor de ginática;
uma aranha, para ensinar a tecer...
TODOS foram recusados.
Por fim o comitê chegou a conclusão de que era impossível abrir uma nova escola devido à carência de pessoal treinado e qualificado.
Moral da Estória:
1. Educação é um processo que envolve todo o ser humano. Ela vai muito além do treinamento que as instituições de ensino podem oferecer.
Uma educação muito "exclusiva" pode revelar-se uma educação muito pobre para a vida.
2. O emprego de profissionais deve sempre condicionar-se a diplomas e altas notas nos exames?
3. Que tipo de conhecimento as universidades e faculdades oferecem?
4. Que está acontecendo nas nossas escolas e nas nossas instituições de ensino?
Peter Ribes
0 comentários:
Postar um comentário