A raposa e o bode

Certo dia uma raposa caiu num poço e, depois, não conseguia sair de lá. O poço não era muito fundo, mas as paredes lisas estavam cobertas de limos, de forma que, cada vez que a raposa trepava algumas polegadas, escorregava outra vez para, dentro da água, com grande estardalhaço.
Passado algum tempo chegou um bode e espreitou da borda do poço, cheio de curiosidade.
- Que estás a fazer aí embaixo, raposa ? - perguntou ele.
A raposa viu a sua única oportunidade de escapar dali.
- Estás sozinho? - perguntou ela, com ar de mistério - não quero que venham todos ao mesmo tempo. Mas a água deste poço é tão boa que não me canso de a beber. Anda cá para dentro e experimenta. Vais ver que é a coisa melhor que provaste em toda a tua vida.
Sem pensar duas vezes, o bode saltou para dentro do poço e começou a beber avidamente. Passado um bocado achou que, tinha bebido bastante e olhou em volta para ver como iria sair do poço.
- Não há problema, camarada - disse a raposa - pões-te de pé nas patas traseiras e eu trepo para as tuas costas. Se eu conseguir equilibrar-me nos teus chifres, salto do poço para fora. Depois debruço-me e puxo por ti.
Então o bode pôs-se de pé nas patas traseiras e a raposa trepou rapidamente para fora do poço. E, enquanto corria através do campo, gritou para o bode:
- Se tivesses tanto raciocínio na tua cabeça como pêlos tens nas barbas, amigo, procuravas ver se podias sair do poço antes de lá entrares.

Moral das Estória:
Antes de te meteres em aventuras, vê se podes sair delas.

Esopo

0 comentários:

Postar um comentário