Passarinho de Sariã

Na floresta de Sariã viviam animais de todos os portes e temperamentos. Alguns ferozes, ágeis, e outros mais acomodados e dóceis. Havia também uma grande variedade de aves e répteis. Conta-se que entre eles destacava-se um passarinho muito querido pelos companheiros de floresta.
Era dócil e diligente. Depois de um prolongado verão, com tantas folhas secas cobrindo o chão, irrompeu na floresta um pavoroso e incontrolável incêndio. à medida que o fogo invadia o seu interior, os moradores de Sariã fugiam espavoridos. Os mais vagarosos eram alcançados pelo fogo e acabavam fenecendo antes de sair do seu habitat. O fogo ameaçava impiedosamente destruir as árvores seculares e os bosques tranqüilos e acolhedores.
Vendo o que se passava, o passarinho amigo viu-se numa situação de verdadeiro desespero. Mas não perdeu muito tempo. Saiu voando em direção ao rio, onde mergulhou para depois sair voando sobre as chamas. Com a água conservada nas penas aspergia o fogo, na tentativa de apagá-lo. Ia ao rio e voltava incessantemente, repetindo essa fatigante operação dezenas de vezes, sem desfalecimento. Tudo era inútil porque as labaredas, cada vez mais violentas, tomavam proporções sempre maiores. O passarinho, entretanto, não se cansava e nem desistia.
Um chacal indolente observou, irônico:
- Companheiro, que desmedida tolice está cometendo? Então acha você que, com essas poucas gotinhas d'água que leva nas penas, vai conseguir apagar o volumoso incêndio que invade todo o mataréu?
- Bem sei que a minha contribuição é insignificante e fraca diante das colunas de fogo que aniquilam a nossa querida habitação - disse o passarinho - não posso, porém, fazer mais do que faço. Eu quisera poder me desdobrar muito mais, contudo, não posso. Assim, dentro das minhas possibilidades estou cumprindo o meu dever.

Autoria desconhecida

Se você conhece a autoria desta fábula, por favor envie-me para que eu possa dar crédito à mesma.

2 comentários:

  1. I'm really loving the theme/design of your blog. Do you ever run into any internet browser compatibility issues? A few of my blog readers have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any advice to help fix this problem?

    Here is my website visit the following webpage
    My webpage > Recommended Web site

    ResponderExcluir
  2. Ιn faсt when sοmeone doesn't be aware of after that its up to other visitors that they will help, so here it takes place.

    Take a look at my blog - urfa-grill-nk.de

    ResponderExcluir