Um elefante em busca de amigos

Na selva vivia um elefante que todos os dias saía em busca de um amigo com quem conversar.
Certa manhã encontrou-se com o leão e perguntou:
- O senhor quer ser meu amigo?
O leão respondeu:
- Você é muito lento e não pode correr comigo. Além disso, o que diriam os animais ao ver o rei da selva junto com um elefante? O máximo que você pode fazer é caçar um ratinho.
O elefante, muito triste, seguiu andando.
De repente, viu um macaco pendurado num galho, pulando de uma árvore para outra.
- Bom dia, seu macaco! Você quer ser meu amigo?
- Como eu poderia ser seu amigo? Você não consegue se pendurar nas árvores e nem ficar saltando como eu faço! - replicou o macaco.
Com muita tristeza o elefante perguntava-se:
"Por que será que sou tão grande e lento? Ninguém quer ser meu amigo..."
Seguiu seu caminho até que, de repente, ouviu alguns gritos, que não sabia de onde vinham.
- Socorro! Ajudem-me! Por favor, senhor, não me pise!
O elefante, assustado, olhou para todos os lados mas não conseguia ver ninguém.
Qual não foi sua surpresa ao ver, presa debaixo de sua pata, uma formiga. Assustada, a formiga olhava para o elefante e suplicava:
- Por favor, não me faça nada!
O elefante, ao ver a formiga tão assustada, ficou com pena, levantou-a com sua tromba e deixou-a sobre um ramo. A formiguinha, muito contente, disse-lhe:
- Que legal ter um amigo como você! Você é tão grande e forte... acho que ninguém sente medo estando ao seu lado.
O elefante estava muito feliz. Finalmente havia encontrado alguém que o ACEITAVA TAL COMO ELE ERA.

Autoria desconhecida 

Se você conhece a autoria desta fábula, por favor envie-me para que eu possa dar crédito à mesma.

2 comentários:

  1. Tenho o livro da fábula Um elefante em busca de amigos, Editora Edições Paulinas, 1989, SP, 4ª edição - Tradução de Ilton L. Schmitz; mas não informa autoria.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o livro da fábula Um elefante em busca de amigos, Editora Edições Paulinas, 1989, SP, 4ª edição - Tradução de Ilton L. Schmitz; mas não informa autoria.

    ResponderExcluir